Os Tipos de Ciclovias
- Pedal Inicial
- 25 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de mar. de 2020
A principal função de uma via ciclável é propiciar deslocamento urbano mais eficiente e seguro para o ciclista, já que ele não estará competindo por espaço com outros veículos ou estará de forma mais ordenada pelo menos.
Às vezes chamamos tudo de ‘ciclovia’, mas as vias cicláveis podem ser de 3 tipos principais: Ciclovia, Ciclofaixa ou Ciclorota.
A Ciclovia possui uma delimitação física de espaço em relação ao restante da rua sendo de uso exclusivo da bicicleta. Ou seja, a área para a bicicleta é separada da àrea dos pedestres na calçada e dos demais veículos da rua com uma intervenção física, em geral, desníveis de solo e áreas de proteção. Dentre os 3 tipos é a mais segura para o ciclista porém é a que demanda mais espaço, tempo e custo para ser implementada.

A Ciclofaixa, por sua vez, fica no mesmo nível da rua, e costuma ter somente uma separação por olho de gato, cones ou pinturas no chão. Ou seja, não tem uma separação física da rua, mas ainda tem um espaço delimitado somente para a bicicleta. Essa é a opção intermediária entre os 3 tipos, não sendo tão segura quanto a Ciclovia, porém mais do que a Ciclorota. Também fica entre as duas também em termos de espaço, tempo e custo para ser implementada.

A Ciclorota é a menos conhecida de todas. Ela é uma via em que a bicicleta pode trafegar em meio a outros veículos, tendo apenas algumas sinalizações, como placas ou símbolos de bike pintado no chão. Ou seja, a bicicleta disputa o mesmo espaço com os demais veículos da via sem qualquer separação. Dentre as 3 opções é a que é menos segura para o ciclista porém é a com menor tempo e custo para implementar e não demanda espaço especifico.
Outras Vias Cicláveis
Existe uma outra opção também utilizada no Brasil que é a Calçada Compartilhada. Nela o espaço é compartilhado entre ciclistas e pedestre e seu uso é sinalizado por placas, e as vezes pintado no chão. O que não é uma opção ideal, pois mistura um veiculo com pedestres, situação que costuma ocasionar mais acidentes do que em um uso exclusivo somente para ciclistas ou somente para pedestre.
Vale lembrar que de todos os veículos que trafegam em uma rua, a bicicleta é o mais vulnerável e por isso a construção e manutenção destas vias são tão importantes para minimizar o número de acidentes, além de tornar o trânsito mais organizado. Quer saber mais sobre mobilidade urbana? Leia aqui!
Comments