Os Quadros da Bicicleta: Tamanho
- Pedal Inicial
- 28 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Continuando nossa análise sobre Quadros de Bike.
Eu considero esse o ponto mais importante na definição de um quadro, pois ele é o que mais influenciará na sua pedalada e que tornará sua experiência boa ou ruim. O quadro pode ter diferentes tamanhos para atender a diferentes tipos de pessoas e porte físicos, como se fosse uma roupa. Sendo que o tamanho da bike escolhida deve se basear nele e não no tamanho do aro da bike, que é um erro muito comum.
A forma mais simples e eficiente de saber o tamanho correto para você, sem ter que fazer um “bike fit”, é pela altura do seu cavalo (medida interna da perna) — não pela sua altura total (até sua cabeça). Essa medida é muito mais assertiva, já que boa parte da bike é pensada em função da relação pé/quadril e não pé/cabeça da pessoa.
Normalmente o que varia no tamanho do quadro de um mesmo modelo de bike é a dimensão do “top tube” (tubo superior do triângulo dianteiro) e/ou do “seat tube” (tubo do selim do triângulo dianteiro). As medidas podem ser de dois tipos: em polegadas (in ou “) ou centímetros (cm), que indicam a distância entre o centro do pedivela e o ponto de encontro do “seat tube” com o “top tube”. No caso das Moutain Bikes as medidas normalmente são em polegadas, variando entre 13” e 23”, no caso das Road Bikes as medidas normalmente são em centímetros, variando entre 46 cm e 63 cm.
Atualmente, em ambos os casos, muitas marcas estão adotando as clássicas medidas P, M, G para facilitar ao usuário final mas, assim como acontece nas roupas, não existe padrão para o tamanho, ou seja, o tamanho M de uma marca pode ser 54 cm e o da outra marca pode ser 50 cm. Por isso tome muito cuidado ao comprar por essa métrica.
***
Comments